
O objetivo dos trabalhos a serem publicados nesta coluna é apresentar aos nossos leitores obras importantes da Literatura Portuguesa e Brasileira. Livros que marcaram nosso passado, com emoção tanto pelos enredos interessantes quanto pelo requinte com que os autores utilizaram o nosso idioma, a nossa linda língua portuguesa. Esporadicamente também podem ser escolhidos poemas que devem ser estudados para compreender sua elaboração estilística e de que maneira a poesia se fez poema.
Geraldo Chacon nasceu em 1945, em Santa Bárbara, MG, no pé da serra do Caraça. Aos cinco anos, sua família mudou-se para Belo Horizonte, onde ele passou a infância e parte da adolescência. Em 1960, por necessidade de trabalho, mudou-se para São Paulo, na pobre zona Leste. Logo que conseguiu trabalho, trouxe a família e, com grande dificuldade, retomou os estudos em 1966, não parando mais. Formou-se em Literatura em 1975, tendo lecionado em importantes colégios e cursos pré-vestibulares de São Paulo, Santos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Taubaté, Sorocaba, São Roque e até em Pouso Alegre, Minas Gerais.
Paralelamente à carreira de professor, Chacon também foi ator, atuando como amador de 1973 até 1998, quando iniciou sua carreira profissional no Grupo de Teatro RIA, em São Paulo. Em 2002 iniciou uma adaptação para teatro de Os Lusíadas, de Camões, e experimentando com diversos tipo de públicos, até a conclusão final em 2016, sob direção de Angelah Dantas, com apresentações em Rio das Ostras, Cabo Frio, Araruama e Maricá. Trechos da peça gravados pelo Canal 10 TV de Cabo Frio podem ser vistos no YouTube: canal Geraldo Chacon.
Publicou sem primeiro livro em 1986, não parando mais de escrever, e suas obras podem ser encontradas em: www.agbook.com.br ou www.literarte.org .
Contato: geraldochacon@hotmail.com
WhatsApp (22)99996-9976
Instagram @professor_chacon