top of page
Buscar
  • jornalpoiesis

Viva a vacina!



Mohsen Javidan Samani


Ontem, graças a Deus, tomei a segunda dose da vacina. Aqui em casa todos já estamos vacinados. Graças à ciência. Essa ciência que é uma dádiva de Deus ao ser humano para poder descobrir as causas dos problemas em qualquer campo, mas aqui em específico, na saúde.


Neste momento gostaria de aproveitar e fazer uma reflexão. Desenvolver qualquer vacina leva tempo em razão de inúmeros testes para se ter uma certeza da eficácia da mesma. Hoje, graças a desenvolvimento tecnológico, esse processo é diminuído bastante... é obvio que pode haver problemas. Porém isto acontece não somente com vacinas, mas em todos os campos de ciência. Sabemos o quanto estamos sendo bombardeados com diversas fontes pelo momento que o país está atravessando. Temos os prós e os contras.. Observo muito em todas as mídias este aspecto... Não desejo nem permito entrar no campo de política pois o mérito da questão é a vacina.


Nessas observações, percebo que para cada 100 infectologistas (veja bem que não estou falando de demais médicos, mas apenas de infectologistas, especialistas no problema do vírus que assola o mundo), pois a cada 100 infectologistas, apenas 2 ou no máximo 3 têm opinião contrária sobre o vírus, a vacina e sua eficácia. É lógico que tudo deve ser levado em consideração. Mas se deixarmos de lado o aspecto das ideologias, políticas e demais, e pensar de forma lógica, usar a mente e raciocinar e refletir de forma IMPARCIAL, sair do mundo do Whatsapp e ler artigos científicos, percebe-se que não há outra forma de lidar com vírus que não seja vacina. Mesmo com seus desafios de tempo de preparo e produção, a vacina é o único meio de amenizar os efeitos do vírus. Vacina não impede de contrair o vírus, mas ameniza seus efeitos devastadores como complicações e em último caso, o óbito.

Os estudos dos seguimentos da saúde, sendo secretarias, Ministério da Saúde e demais órgãos ligados a esse assunto, demonstram que a vacina foi responsável pela diminuição de complicações da saúde em razão do vírus, acima dos 85%. Mesmo com todas as dificuldades, mesmo com todos os contratempos, mesmo com diversas variantes, este foi o resultado aproximado, que foi possível principalmente graças a vacina, seja Coronavac, seja Pfizer, seja Astrazeneca, Janssen ou outras...


Outro aspecto importante para não proliferação do vírus é a questão dos cuidados como uso de máscara, lavar as mãos com água e sabão constantemente e distanciamento físico. Não precisa ser gênio, nem médico para saber que se uma pessoa tem uma doença contagiosa, seja qual for, a melhor forma é ficar distante, não ter contato e se tiver contato, efetuar higienização imediatamente.


Desejo do fundo do coração que deixem política, ideologias, ideias conspiratórias de lado, pensem na saúde de sua família, na saúde de seus entes queridos, leiam artigos científicos, livros para se informar do problema. Por hora é só. Desejo a todos melhoras, que as famílias que passam por problemas com vírus sejam fortes e que Deus ajude para melhorarem logo. Minha solidariedade a todas as famílias que perderam seus entes queridos em razão da doença... viva SUS, viva ciência e viva Vacina!


Mohsen Javidan Samani é analista de suporte, mora em Belo Horizonte-MG.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page