Jornal Poiésis
Unimed Araruama enfrenta o desafio da pandemia


Regina Mota
No desafio de viver uma nova realidade, a Unimed Araruama lança estratégias para melhor atender os usuários, cooperados e colaboradores, buscando sempre alternativas para sua interação. Em entrevista ao Jornal Poiésis, a Diretora de Mercado, doutora Luiza Quintanilha fala sobre as mudanças nas ações da empresa.
“A nova diretoria iniciou em agosto com todos os procedimentos para resguardar os usuários, os nossos colaboradores, inclusive dentro do Hospital Unimed. O que observamos foi o cuidado que a Unimed sempre teve de pautar, suas diretrizes, suas ações, no melhor possível, dentro dos decretos estaduais e municipais”, disse ela.
“O hospital ficou como referência na região, o aporte de pessoas que o procuraram foi muito grande, o que obrigou a Unimed a tomar uma atitude de fazer um hospital próprio para a Covid 19, a tenda do hospital de campanha para separar as pessoas que estavam infectadas das não infectadas, e isso também criou um diferencial”, continuou a doutora Luiza Quintanilha.
“Foi enviado aos consultórios um kit de EPIs (máscara de proteção, álcool em gel), abrimos um 0800 para que os pacientes pudessem tirar suas dúvidas, o que teve uma demanda muito grande no início, tendo em vista que praticamente todos os consultórios médicos ficaram fechados por cerca de cinco meses”, disse ela.
A chegada da pandemia modificou também as eleições para compor a nova diretoria, que deveria ter ocorrido em março, mas aconteceu somente no dia 31 de julho, com a posse marcada para o dia 1º de agosto de 2020. A assembléia para a referida reunião também teve que ser em local mais amplo, a Maçonaria Jamil Klauss, cumprindo todas as normas de distanciamento ditadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
A nova diretoria ficou assim composta: Diretor Presidente: João Alcino da Costa Abreu, Diretor Superintendente: Victhor Barreto Nametala, Diretor Financeiro: Carlos Alberto Peixoto Figueiredo Junior, Diretor Médico: Fabiano Louback da Silva, Diretora de Mercado: Luiza Maria Quintanilha Barbosa.
O Espaço, de grande importância no momento, o Viver Bem foi para um novo local, no prédio onde fica a sede da Unimed. Ele agrega os serviços próprios de obstetrícia, serviços de imagem (ultrassonografia) e as terapias como fonoaudiologia, nutrição e psicologia, além da medicina preventiva, com programas para diabéticos e hipertensos (Qualivida Mais), e também o programa Movimente-se, cursos de gestante, além de ações de saúde voltadas para toda a comunidade.
Ao ser questionada sobre os projetos para o futuro, a doutora Luiza Quintanilha falou sobre a expansão com qualidade do Hospital Unimed, com atendimento direto ao usuário. “Daremos muita ênfase também ao Espaço Viver Bem, realocando-o a um local de fácil acesso, melhor, mais próximo da praia, da praça, com visibilidade, onde as pessoas saibam que ele existe e está pronto para atendê-las”, disse ela.
“Onde as pessoas vêem dificuldade estamos vendo oportunidade” – continuou. “Apesar da pandemia estamos vendo uma maneira de atender melhor o cooperado e o usuário. Com as academias paralisadas as pessoas buscaram uma alternativa, aí a gente viu um crescimento considerável nas equipes de bike. O desafio Bike Lagos está sendo patrocinado pela Unimed desde o ano passado. Encontramos pessoas que nem sabiam andar de bicicleta e hoje não começam o dia sem antes sair e pedalar, é o que está realmente fazendo a diferença nas vidas das pessoas. Ao invés de ficar investindo muito em doença, você tem que investir em saúde, esse é o foco”, alertou a doutora Luiza Quintanilha.
Com o objetivo de encurtar a distância entre a Unimed e os usuários foi criado recentemente o aplicativo Unimed Cliente, um canal de comunicação onde ele pode pegar a segunda via do boleto e o guia médico. O aplicativo atende, inclusive, por comando de voz, sendo bastante funcional. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: 0800 970.9039.