- jornalpoiesis
Uma visão poética da meditação

Em um contexto no qual o estresse e a ansiedade tomam conta de grande parte da população, a prática da meditação se faz ainda mais necessária. Mas ela é responsável por uma mudança muito maior na vida das pessoas, e é isso que Pablo d’Ors demonstra em Biografia do silêncio, obra lançada originalmente na Espanha e que chega agora ao Brasil pelo selo Academia da editora Planeta.
Pablo d’Ors, um padre católico e escritor, com mais de 11 títulos publicados, teve sua vida transformada pela meditação zen e pela prática do silêncio. Na obra, ele compartilha detalhes de sua trajetória na meditação desde o início, quando enfrentou questões como o tédio, a inquietação e a distração, até o momento em que, ao perseverar, alcançou não apenas uma profunda paz e compreensão de sua verdadeira natureza, mas também que o silêncio nos permite aproveitar a vida tal como ela é.
"Quanto mais se medita, maior é a capacidade de percepção e mais fina é a sensibilidade, isso posso garantir. Deixamos de viver embotados, que é como costumam transcorrer nossos dias. O olhar fica limpo e começamos a ver a verdadeira cor das coisas. O ouvido se afina até limites insuspeitados, e começamos a escutar - e nisso não há nem um grama de poesia - o verdadeiro som do mundo. Tudo, até o mais prosaico, parece mais brilhante e simples. Caminhamos com mais leveza. Sorrimos com mais frequência. A atmosfera parece cheia de um não sei quê, imprescindível e palpitante", Pablo escreve no livro. Biografia do silêncio conduz o leitor a uma jornada rumo ao autoconhecimento e à compreensão da importância da virtude que é a atenção plena.
"Esta obra é uma inspiração para adentrar a meditação, descrevendo as etapas comuns a todos nós. Recomendo a leitura para você silenciar e meditar." - MONJA COEN
TRECHO DO LIVRO
"A sensação era a de quem remexe o lodo. Tinha que passar algum tempo até que o barro fosse assentando e a água começasse a ficar mais clara. Mas sou obstinado (como já disse) e, com o passar dos meses, soube que a água, quando clareia, começa a se povoar de plantas e peixes. Soube também, com mais tempo e determinação ainda, que essas flora e fauna interiores se enriquecem conforme são observadas. E agora, quando escrevo este testemunho, estou maravilhado por ver como podia haver tanto lodo onde agora descubro uma vida tão variada e exuberante."
SOBRE O AUTOR
Padro d’Ors é um padre, escritor e fundador da rede de meditação Amigos do Deserto, assim como Tabor, um projeto secular de monasticismo. Mais conhecido por sua obra literária, composta de onze títulos, Pablo D’Ors já foi traduzido para o italiano, alemão, português, inglês, francês, polonês e catalão. Por meio do seu romance Entusiasmo, ele se consolidou como um grande autor hispânico. Biografia do silêncio é a sua obra mais bem-sucedida, tendo vendido mais de 150 mil cópias na Espanha, na ocasião de seu lançamento. Hoje, Pablo D’Ors se dedica exclusivamente ao ministério do silêncio e da palavra, realizando conferências e retiros de meditação em todo o mundo.
FICHA TÉCNICA
Título: Biografia do silêncio - Breve ensaio sobre meditação
Autor: Pablo d’Ors
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Páginas: 192
Formato: 11 x 16
Preço: R﹩31,90
Selo Academia
Editora Planeta