top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Poiésis

Um aroma

Atualizado: 17 de ago. de 2020



Flávia Joss*


Não sei se você já parou para pensar em como nossos sentidos evocam as memórias emocionais do nosso passado e nos trazem lembranças, que quando são positivas, podem despertar prazer, felicidade ou saudade. Sou uma mulher sinestésica... um gosto, uma música, um aroma têm o poder de me transpor às mais doces lembranças.


Eu amo perfumes! Acredito que eles criam uma espécie de identidade, uma marca em cada pessoa. Eu, por exemplo, gosto de usar o mesmo perfume durante um bom tempo...


Fim de tarde, eu andava pela rua São João, no centro de Niterói. Meu marido teve um restaurante ali. Quem conhece, sabe que é um lugar muito movimentado... muitas lojas, bares, lanchonetes e gente... bastante gente. Gente de todas as cores.


Meu andar apressado, puxava meu filho pelo braço enquanto olhava o relógio, não me lembro do motivo da minha pressa. De repente senti um perfume que me fez voltar a minha infância, precisamente a casa onde eu morava quando tinha três anos de idade. Olhei pra trás com rapidez e contemplei a imagem de Joelma.


Naquela época minha mãe vendia produtos do Avon e Joelma era quem entregava os produtos em minha casa. Recordo-me bem, ela chegando, com suas botas ortopédicas, saia verde, blusa de botão, cabelo partido para o lado com presilhas, depois descobri que ela usava peruca, e aquele cheiro .... batom de coco, perfume Toque de amor, Charisma e cremes de hidratação. Quando ela chegava na varanda, todo o ambiente era preenchido com sua fragrância, e lá estava eu que a olhava admirada e passava minhas pequeninas mãos sobre o seu braço. Ela era do meu tamanho. Acho que era isso que me espantava... ela era uma anã. Uma vez por mês recebíamos a visita de Joelma.


Durante alguns segundos fiquei presa no passado... Joelma se perdia em meio à multidão. Queria voltar, falar com ela... se lembraria de mim? É provável que não. Mas a recordação perfumada daquela tarde retirou Joelma do recôndito da minha memória.


*Flávia Joss é Professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte & Espiritualidade, Escrita Criativa e Poesia Falada.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flipei?

bottom of page