- jornalpoiesis
Travessias terapêuticas
Atualizado: 24 de out. de 2021

Camilo Mota
Uma análise é feita de travessias, atravessamentos e atrevimentos. O encontro com o terapeuta é, por si mesmo, a expressão de um acontecimento que promove fluxos, cortes, mudanças e permanências.
Os atravessamentos são compostos daquilo que resiste em nós, dos registros que carregamos como malas de viagem. Bagagem que carregamos mesmo se não estivermos viajando, mas que fazem presença e que podem, repentinamente ser descobertas. Às vezes tropeçamos nelas.
Os atrevimentos são o movimento dentro do fluxo. Quando se abre as malas e se mostra o que está sendo carregado. Para que serve esta ou aquela peça? Se quiser, você pode rasgar as roupas na frente do analista, desnudar-se, esvaziar as malas.
A travessia é a composição dos movimentos, a fluidez do devir. Atravessar o próprio analista e enxergar além dele, num horizonte de novas composições.
Camilo Mota é psicanalista e terapeuta holístico, faz atendimento online e presencial em Araruama. Para saber mais e ler outros textos, acesse o site: www.camilomota.com.br