top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Poiésis

Tempos de negação

Atualizado: 16 de nov. de 2020



Flávia Joss


Vivemos dias sombrios, apesar do acesso à informação ter se expandido, tenho a sensação de que estamos aprisionados na Idade Média ou em uma distopia como descrita no livro O conto de Aia, de Margaret Atwood.


Observo os muros do fundamentalismo e das polarizações crescendo, enquanto as pontes do respeito e da tolerância são destruídas. Nega-se a ciência, a Terra não é redonda (geoide). As pesquisas são desqualificadas. Professores são doutrinadores. Não há corrupção no Brasil. Somos bombardeados com uma enxurrada de informações nem sempre confiáveis, o mundo gira cada vez mais veloz, nossos dedos vão no mesmo ritmo subindo a tela do celular. Em pleno 2020, lembro-me de uma música do kid Abelha, que fez sucesso na década de 80, cujo refrão dizia: Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa/ Mas nada tanto assim... É impressionante a atualidade desses versos!


Vivemos tempos sombrios... uma cortina de fumaça embaça nossa visão. Meio ambiente em depressão, não temos projetos para a educação, as desigualdades se acentuam. Não há incentivo para cultura e arte. Cresce o número de digital influencer e seus temas de valores duvidosos, cuja principal função é injetar em seus seguidores anestesias de alienação.


Portanto, sejam bem-vindos à Idade das Trevas! Para entrar, basta negar. Negar as descobertas científicas, negar a diversidade, negar fatos históricos. Negar o que está desvelado debaixo de seus olhos.


Flávia Joss é Professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa e Poesia Falada.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flipei?

bottom of page