top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Poiésis

Tô de mudança


Matheus Fernando


Na sexta-feira passada eu me mudei do apartamento em que morava e fui para um outro a poucos quarteirões de distância. E em como todo processo de mudança, muita coisa desnecessária acaba ficando para trás ou sendo jogada fora. Nossa, quanta tralha!


Quanta coisa inútil e literalmente sem utilidade nenhuma entulhamos dentro de casa. Um botijão de gás que já não usava há alguns anos, roupas velhas, móvel feio que só servia para juntar poeira. Uma papelada sem fim, em pleno 2020 quem ainda usa cd’s? Cd eu não gosto, agora disco de vinil é outra coisa. Tenho que comprar uma vitrola para ouvir meus discos inclusive


Mas voltando à mudança, eu realmente fiquei assustado com tanta coisa velha que só servia para ocupar espaço que acabou indo para o lixo. Enquanto encaminhava tudo isso para a entrada do meu ex prédio comecei a me dar conta, da mesma forma, do tanto de coisa velha, inútil e desnecessária que eu ainda guardava e cultivava dentro de mim.


Acho que é um bom momento para abrir algumas gavetas antigas, aspirar sentimentos moribundos, varrer para fora resquícios de relacionamentos passados, cortar algumas ervas daninhas que sugam a energia da alma.


Percebi que dá para conjugar e montar um apartamento mais leve, mais minimalista mesmo. Aproveitar melhor os espaços e desfrutar um pouco mais do devir sem peso na consciência. Da mesma forma acredito que dê para viver uma vida mais leve e até um pouco mais prática.


Menos móveis, menos mesquinhice, deixar ir o que tem que ir embora, quem tem que ir embora. Faz tempo que eu não lembrava o que é ouvir o canto dos pássaros pela manhã cedo antes do dia acordar. Faz tempo que eu não sabia o que era olhar para uma pessoa sem julgamento prévio. Muita tralha emocional, o famoso quartinho da bagunça, pouquíssimo espaço para saúde mental. Acho que vou até comprar um piano para voltar a tocar.


Matheus Fernando é aluno de graduação em Psicologia na Universidade Federal Fluminense. É escritor que transita entre gêneros literários como poesia, crônica, conto, peça, ensaio e artigo. matheusfernando.contato@gmail.com

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page