- jornalpoiesis
Ser artista
Atualizado: 5 de set. de 2021

Flávia Joss
“A arte existe porque a vida não basta”, nos disse o grande poeta Ferreira Gullar. 24 de agosto é o dia do artista. Tenho pensado na posição que os artistas ocupam em nossa controversa sociedade. Por um lado, são considerados os guardiões da cultura, conhecedores das sensibilidades humanas e uma voz de denúncia da realidade, um gênio talentoso. Por outro lado, são vistos como pessoas supérfluas, que vivem desconectadas do mundo, estando sempre com o pensamento nas nuvens, segregadas social e economicamente. Nem sempre são respeitados, e enquanto sentem seu estômago roncar, enterram seus talentos. Alguns, para viver com dignidade, terão de se render ao que está na moda e que nem sempre dialoga com o que acreditam.
Enquanto escrevia esta crônica, lembrei-me do livro A Arte não Precisa de Justificativa, de Hans Rookmaaker, professor acadêmico, crítico e apreciador das artes, no qual ele diz:
“Queremos que os artistas sejam sérios e criem coisas profundas com um valor eterno, coisas sobre as quais as pessoas ligadas àquela cultura possam conversar séculos mais tarde. Porém, se eles quiserem alcançar sucesso, são forçados a aderir aos gostos do momento, a ser comerciais e a fazer papel de palhaço em vez de sábio.” (Hans Rookmaaker)
Apesar dessa triste constatação sabemos que seria impossível viver em um mundo que não houvesse artista, esse ser que está sempre vestindo novas perspectivas, que tem uma alma inquieta e infinita. Que mata um leão por dia, que se reinventa, cria, recria, transforma, transborda, equilibra-se na corda bamba que é viver. Alguém conseguiria imaginar como estaríamos passando pela pandemia sem arte? Sem filmes, séries, livros, música, pintura, dança, desenho? Acho que ninguém consegue. A atriz Fernanda Montenegro disse na abertura da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo “Sem arte, um país não tem caráter. Parece que a arte é abstrata, que não passa pelo ‘pão de cada dia’”. A arte é real, é um trabalho. Deleite-se com a arte, mas sobretudo, valorize o artista!
Flávia Joss (@flaviasjoss_) é escritora, professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa