Jornal Poiésis
Saquarema participa do World Clean Up Day
Regina Mota
No dia 19 de setembro Saquarema participou , juntamente com milhares de cidades espalhadas pelo mundo, do World Clean Up Day, o Dia Mundial da Limpeza. Na cidade a coordenação foi da Blue Birds BR, que existe desde 2014 com o objetivo de reconectar o homem com a natureza.
O movimento é mundial e tem como o principal objetivo chamar a atenção das pessoas para a necessidade de cuidar do meio ambiente. Em Saquarema diferentes pontos foram criados simultaneamente, como nas praias, lagoas, rios, cachoeiras e unidades de conservação ambientais, entre os quais a APA de Massambaba e Parque Estadual da Costa do Sol, com distribuição de saquinhos para coleta de lixo, luva e camiseta.
Somente nesse dia foram retirados cerca de 800 quilos de lixo. Vários objetos foram coletados como televisão, cadeiras de praia, fraldas descartáveis, sacolas plásticas, chinelos, garrafas pet, tampinhas de plástico e de metal, muita guimba de cigarro, latinhas, palitos de cotonete, isopor, rede de pesca, canudos, entre outros. Foram cerca de cem pessoas envolvidas nas coletas.
O Dia Mundial da Limpeza surgiu em 2008, na Estônia, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Já no Brasil acontece desde 2011, sempre com mutirões de limpeza, buscando a conscientização sobre o grande problema do descarte irregular de resíduos sólidos.
Em Saquarema o distanciamento foi priorizado, por causa da pandemia do coronavírus, que resultou em vários atos realizados separadamente e não em conjunto, como das vezes passadas. “Mesmo separados estamos juntos, lutando pelo mesmo ideal, pela sensibilização do próximo e reafirmando que queremos um meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações”, disse Shantala Torres, que é bióloga e educadora ambiental, e coordena o projeto Blue Birds BR, juntamente como esposo Thales Pinheiro, condutor ambiental das unidades de conservação.