top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Poiésis

Psicanálise para quem?




Camilo Mota


Um dos campos de conhecimento mais influentes há mais de cem anos é a Psicanálise. A teoria desenvolvida por Sigmund Freud no início do século XX repercute em nosso dia a dia até mesmo na linguagem mais cotidiana. Inconsciente, recalque, complexo de Édipo, libido, são apenas algumas referências que encontramos de maneira disseminada na sociedade, ainda que sua compreensão não seja tão clara para o leigo.


O método psicanalítico é estabelecido através da fala. O ato de falar com o analista dá margem a revelações sobre o sujeito de modo que este saia de uma zona de conforto marcada pelo Inconsciente e amplie sua percepção sobre si mesmo. No ato analítico, estamos diante de um processo de desalienação. Sob este ponto de vista, a Psicanálise é bastante desconfortável para quem teme revelar a si mesmo. E é neste ponto que se pode questionar qual o papel do método freudiano e para quem ele é destinado no mundo contemporâneo.


Diante de uma sociedade cada vez mais alienada e envolta em seu próprio Imaginário, a Psicanálise representa um foco de resistência e de provocação. Parece mais fácil para o indivíduo, em nossos dias, buscar soluções imediatistas ou mágicas: remédios que aliviem o sofrimento quase automaticamente, oráculos religiosos que lhe garantam um tanto de conforto mental, satisfações passageiras através do estímulo dos sentidos (consumo).


Diante de um sofrimento (depressão, angústia, ansiedade, etc.), cabe ao sujeito perceber qual a sua responsabilidade dentro do processo. Este é um dos papéis que a Psicanálise permite: compreender o processo, inserir-se dentro dele com a consciência do quanto se é responsável pela criação de sua própria realidade. O mal estar contemporâneo tem muitas faces e disfarces. O saber psicanalítico preenche um espaço importante no campo da compreensão da realidade individual e também coletiva. Nesse sentido, a Psicanálise é para todos: tanto para quem está diante de um sofrimento mental, quanto para aqueles que buscam uma compreensão mais abrangente das forças psíquicas que regem o funcionamento social.


*Camilo Mota é psicanalista e terapeuta holístico. Site oficial: www.camilomota.com.br. Facebook: @camilomotapsicanalista. Consultas em Araruama: (22)99770-7322. Avenida John Kennedy, 121 sala 13.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page