Jornal Poiésis
Prefeitura de Araruama inaugura creche e escola em Iguabinha

A Prefeitura de Araruama entregou semana passada mais duas importantes obras para o distrito de Iguabinha. Na quarta-feira, 03, foi inaugurada a Creche Municipal Roberto Dória Gomes de Mattos, e na sexta-feira, 05, a Praça Escola Municipal Marcos Heron Corrêa, “Investir em Educação é investir no progresso. Essa creche foi construída com carinho e respeito a todos os moradores de Iguabinha. Agora, pais e mães vão poder ir para o mercado de trabalho sabendo que os filhos vão ser bem cuidados aqui”, disse a prefeita Lívia de Chiquinho.
A creche de Iguabinha é a maior da Região dos Lagos, com capacidade para atender 128 crianças, em sistema integral de ensino. A unidade comporta 10 salas de aula, e atenderá crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses de idade. A creche conta ainda com sala multiuso, pátio coberto, sala de amamentação, lactário, banheiros, fraldário e parquinho.

Já a Praça Escola, localizada em Novo Horizonte, se destaca pelo conceito ecológico de sua
construção. De acordo com a Prefeitura, tudo na escola foi pensado para atender o conceito de Sustentabilidade Ambiental, como o uso da energia solar, além de captação e reaproveitamento da água da chuva. Foi instalada uma cisterna receptora, com capacidade para 48 mil litros. A água vai ser usada, por exemplo, para descarga dos sanitários, limpeza da unidade e para molhar o jardim.
A unidade vai atender 400 alunos em dois turnos. Serão 18 turmas: 08 de Educação Infantil, 02 de 1° ano, 02 de 2° ano, 02 de 3° ano, 02 de 4° ano e 02 de 5° ano. A escola também conta, por exemplo, com sala multimídia, sala de leitura, anfiteatro e ginásio poliesportivo, reversível para teatro. Isso significa que, além de contar com várias modalidades esportivas, os alunos também tem espaço para desenvolver habilidades artísticas e promover a cultura local.
A novidade é que também foi construída uma praça. Durante a semana, de segunda à sexta-feira, a unidade é usada só para o ensino dos estudantes. Já nos finais de semana e feriados a praça é aberta aos moradores do bairro, e poderá ser usada para atividades de lazer e recreação.