Jornal Poiésis
Oficinas Culturais incentivam diversas práticas artísticas em setembro

A escrita cênica, dança e autocuidado, desenvolvimento de documentário, etapas de formação de arranjadores musicais e a produção afro-brasileira de retratos em diferentes suportes dão um panorama da diversidade presente na agenda das Oficinas Culturais. O programa é da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, e todas as atividades são gratuitas. A seguir, os destaques da programação virtual de setembro.
Dramaturgia
A Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza a oficina de dramaturgia comunitária entre os dias 7 e 18 de setembro, segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h às 13h. Com coordenação do arte educador, dramaturgo e diretor William Costa Lima, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, a breve formação dará suportes para a turma participante construir uma dramaturgia coletiva a partir de estudo e pesquisa da escrita cênica. A inscrição deve ser feita por aqui: http://bit.ly/327wcrd.
Já a Nave Gris Cia Cênica irá mediar Dramaturgias em danças contemporâneas negras - Gira de debate, por onde serão debatidas as particularidades dramatúrgicas das danças fundamentadas nas culturas negras e ameríndias. Por meio da Oficina Cultural Oswald de Andrade, o encontro on-line será no dia 12 de setembro, sábado, a partir das 16h, e conta com a participação da diretora artística Carmem Luz, do bailarino Kleber Lourenço e da artista e pesquisadora Renata Lima. A inscrição está aberta pelo site http://navegris.com.br/ . Esta é uma ação (per)formativa da Nave Gris Cia Cênica e faz parte do projeto "Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão - circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira", contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
Audiovisual
Além de atuar na cidade de São Paulo, antes do isolamento social o Programa Oficinas Culturais realizava as diversas formações culturais e artísticas pelo interior, região metropolitana e litoral do estado paulista. Com a adaptação das atividades para o meio virtual, essa iniciativa tem alcançado agentes culturais de todas as regiões do país.
A oficina Documentários domésticos, nos dias 14, 16 e 18 de setembro, segunda, quarta e sexta-feira, 14h às 16h, terá a coordenação de Lucas Gervilla, artista visual e especialista em comunicação e multimeios. A inscrição deve ser feita pelo link http://forms.gle/hpDxdd5bQHcoEA28A.
Essa oficina irá demonstrar métodos de produção audiovisual e voltados para o cinema documentário, independente do tipo de dispositivo de vídeo, celulares, webcam, câmeras semiprofissionais, DSLR’s, entre outros. Técnicas de filmagem e produção sem sair de casa, por meio de equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiverem à mão. Princípios básicos da edição e montagem completam a formação. Ao aprender esses recursos, cada participante enviará um vídeo curto, materiais que serão reunidos em mini-documentário orientado por Gervilla.
Arranjador musical
A oficina Profissão arranjador - um panorama histórico, cultural e técnico da importância deste profissional na produção musical será aplicada nos dias 21, 22, 28 e 29 de setembro, segundas e terças, a partir das 14h, com coordenação de Maurício Lima, arranjador musical. A inscrição fica aberta aqui: http://forms.gle/f1qFchvDbR6QjrCt7.
Realizada em formato teórico/expositivo e empírico, a oficina propõe discutir as origens e características da formação do profissional arranjador, apontar e analisar particularidades culturais, técnicas e profissionais deste ofício no mercado cultural e artístico. No intuito de apoiar a formação crítica, serão estudados os perfis e trajetórias de arranjadores brasileiros e norte-americanos considerados referências na área.
Dança
Com a proposta de reservar encontros para perceber o próprio corpo como morada e apurar o autoconhecimento, a diretora artística e coreógrafa Claudia Palma apresentará a prática corporal Eutonia: Atravessamentos da pele - a dança e o autocuidado. Nos dias 21, 23 e 25 de setembro, segundas, quartas e sextas-feiras, entre 17h30 e 19h30, as pessoas inscritas poderão desenvolver e ampliar a percepção e consciência de si por meio do corpo.
Despertando para sensações, a fim de alcançarem a regulação, flexibilização e resistência corporal, o objetivo também é propor uma pesquisa de criação de movimentos. A inscrição ficará aberta por este link: http://forms.gle/7KZWCQg6ofVdJ4GC7 .
Artes visuais
Em Processos criativos e elaborativos da retratística afro-brasileira, a curadora e educadora Luciara Ribeiro irá propor a análise da produção visual afro-brasileira dedicada ao retrato em diversos suportes, entre eles, a pintura, o vídeo e a fotografia. Os encontros serão entre 28 e 30 de setembro, segunda a quarta-feira, das 14h às 16h. A inscrição deve ser feita aqui: http://forms.gle/n2stQq9etRS43VkA8.
Ao escolher o retrato como objeto de estudo, a atividade possibilita refletir sobre narrativas individuais e coletivas, da imaginação e da memória, além de perceber essa arte como ferramenta de registro do tempo, de identidades e de contextos sociais. Outra abordagem presenta na oficina serão os processos criativos de artistas e pesquisadores afro-brasileiros com trabalhos feitos em retratos.
Quer ficar por dentro de toda a programação de Oficinas Culturais?
Acesse http://poiesis.org.br/maiscultura.
A seguir, o serviço completo e links de inscrição de cada atividade descrita. SERVIÇO: Oficina Cultural Alfredo Volpi
Oficina de dramaturgia comunitária
Coordenação: William Costa Lima.
7, 9, 11, 14, 16 e 18/09 - segundas, quartas e sextas-feiras - 11h às 13h
Faixa etária: 15 anos | Seleção: carta de interesse| Vagas: 12
Inscrições: até 01/09 - http://bit.ly/327wcrd
Plataforma: Google Meet.