top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Poiésis

O sentido da vida é viver


Flávia Joss*

Um sábado desses assisti ao filme Soul, uma belíssima animação da Pixar, cuja a temática central é a busca pelo sentido e propósito da vida. O filme acompanha a jornada do personagem Joe, um pianista de jazz que se sente um fracassado, já que sua carreira musical não tem êxito. Porém, é quando Joe ganha a oportunidade da sua vida que um acidente leva sua alma para o além. Logo, Joe planeja voltar para o seu corpo, já que está entre a vida e a morte. Em sua jornada, ele conhece 22, uma alma que não encarnou por não ver um propósito na Terra.

Após o término do filme, fiquei refletindo, absorta em meus pensamentos me saltou a frase “O sentido da vida é viver”. Por vezes estamos tão desesperados por encontrar sentido em tudo o que fazemos que não desfrutamos da vida comum, aquela que acontece todos os dias e nos presenteia com gotas de beleza e poesia. Das minhas reflexões nasceu um poema que compartilho com vocês.

Caminhante Seguia o caminhante pela via, Na estrada do cotidiano A beleza sucumbia, Na avidez de chegar a um lugar que ele desconhecia Não se permitia surpreender, A vida desintegrava-se como poeira ao vento. Corria... O silêncio do ocaso A leveza da folha dançando com a brisa As cores da aurora Não via... A poesia discreta que acompanha o dia Em sua busca desenfreada Tornara-se pura monotonia. Cansou. Com o ânimo desvanecido O corpo enfraquecido As pernas em desequilíbrio Sentou-se... E por uma fração de tempo adormeceu. Sentiu a carne do vento roçando em seus ouvidos... Abriu os olhos... Mudo Diante da conhecida paisagem Lembrara que o mundo é mudança Mudou. Se despiu da arrogância e coberto de esperança Resgatou a poesia que vagueia a (des) nortear O caos dos dias.

*Flávia Joss é Professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flipei?

bottom of page