top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Poiésis

Novas possibilidades

Atualizado: 8 de mar. de 2021


Flávia Joss


Existe uma frase que diz que todo fim é um recomeço. Já faz um tempo que venho maturando a palavra recomeço... Todos os dias o sol nasce, mas os dias não são iguais, cada um é um recomeço.

O gosto pela escrita nasceu na adolescência, entre versinhos, poemas e reflexões. Perdurou até os tempos da universidade, mas os objetivos se transformam e a gente muda. Muda de prioridades, muda de sonhos, muda expectativas. Abandonei a escrita por muitos anos. Casei, me formei, tive filhos, trabalhei. A vida seguia dançando e eu nem sei quem é que dava o ritmo. Foram 22 anos de sonhos engavetados, na verdade, meus sonhos já eram outros. Vez por outra as palavras me enlaçavam. Escrevi alguns textos para situações muito específicas. Fiz alguns roteiros de espetáculos, a veia da criatividade não havia me abandonado.

Em 2018 passei por uma série de acontecimentos inesperados, alguns bem dolorosos que me fizeram acordar. Um reboliço aqui dentro e em meio ao caos eu me tornava mais criativa. Em uma noite de insônia, minha mente agitava-se em lembranças tão antigas... algumas eram boas e me faziam sorrir, outras eram tão tristes que apunhalavam meu coração. Pensei em escrever um livro contando essas memórias. Do pensamento à ação houve um abismo de meses. E em uma dessas reflexões sobre o ciclo dos dias e da vida, escrevi um poema intitulado Recomeço. Cheguei a imaginar que iria escrever um livro de poemas. Porém, outros caminhos me chamavam. Em 2019 passei a escrever crônicas alimentadas pelas lembranças do passado e também pelos acontecimentos presentes. Alternava entre a crônica e a poesia. Só escrevia... e publicar um livro era um sonho remoto. Até que adentramos a pandemia.

“É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz”, esse verso de Elisa Lucinda, extraído do poema Só de sacanagem, me vestiu. Fui sendo aperfeiçoada. Ainda estou sendo, serei enquanto viver. Estando em casa mais tempo consegui me dedicar à escrita e à leitura. Poemas, crônicas e contos. Cursos para aprimorar minha escrita e no meio do ano nasceu meu livro Histórias e Memórias. Logo em seguida uma editora se interessou e aqui estou eu, agora escritora.

A vida não para! Sigo aprendendo... Curso para usar o Instagram e suas ferramentas? Estou lá. No começo tive vergonha, achei que eu seria a mais velha da turma, mas que grata surpresa, outras mulheres como eu também estão se abrindo às novas possibilidades. Como eu amo esse novo tempo! Nós podemos fazer acontecer! Não sou uma menina, Adélia Prado e Cora Coralina também não eram quando se tornaram escritoras. Elas me inspiram e sei que posso inspirar outras mulheres. A vida acontece enquanto vivemos! Finalizo essa cônica de hoje com as palavras da poeta Val Abreu:


“Todo dia é dia


Toda hora é hora RECOMEÇAR é sempre uma decisão que nos liberta.”

Então, que sejamos livres. Fevereiro, 2021.

*Flávia Joss é Professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flipei?

bottom of page