- jornalpoiesis
Museu e Espaço Cultural Casa do Poeta
Atualizado: 8 de ago. de 2022

Camilo Mota
Ele é sapateiro, e no auge de seus 72 anos revela uma força criativa de dar inveja aos mais jovens. Porque ainda sonha. Ainda brilha em seus olhos e palavra uma força que liga passado e futuro, enquanto caminha calmamente em seu momento presente. Jomar Dias é também poeta e tem aquele ar simples de um homem do interior, marcado pela vida e cheio de fé.
Membro da Academia Araruamense de Letras, o poeta desde jovem se interessou pela literatura de cordel e livros de bolso. Chegou a colecionar mais de 600 exemplares. E também outras coleções foram com ele caminhando ao longo dos anos (cédulas, moedas, chaveiros), e agora ele abre esse mundo de registros para as outras pessoas ao criar o Museu e Espaço Cultural Casa do Poeta. Ali, os visitantes encontram um bom número de peças, que incluem garruchas, relógios, telefones, pilão, alguns materiais com mais de 100 anos.
Outro poeta, o cordelista Manuel de Santa Maria, definiu com precisão e sensibilidade o confrade Jomar Dias: “Não é difícil entender porque Jomar Dias Domingues foi às lágrimas durante sua fala na inauguração do seu Museu Casa do Poeta. O fato é que o Poeta Jomar Sapateiro aplicou nesse projeto recursos próprios frutos de uma vida inteira de labuta e mais alma e coração, tudo isso em nome de um legado que contempla a nossa geração e as gerações vindouras. A História lhe agradecerá, Jomar, e nós também lhe somos imensamente gratos.”
O Museu é uma casa aberta, como o coração do poeta Jomar. Funciona todos os dias de 9h às 16 horas, na Rua Dona Ana, 233, no bairro Três Vendas, em Araruama. Grupos com mais de 5 pessoas também podem agendar visitas através do telefone (22)99898-0550.