- jornalpoiesis
Modernidade

Flávia Joss
Quando era menina gostava de escrever versinhos na mesa da escola. Sei que não é correto, mas na ausência da internet e dos aparelhos de celular, era o que me restava. Enchia cadernos e mais cadernos com versinhos, alguns feitos por mim, outros copiados. Contudo, escrever na carteira escolar tinha um gosto especial, uma mistura de rebeldia e desejo por ser lida. E não é que aconteceu?!
Um dia ao sentar, vi que abaixo dos meus versos, tinha uma resposta. Nem acreditei. Imediatamente rascunhei mais algumas palavras e, no dia seguinte, a resposta estava ali. Que emoção! Eu já chegava em sala com o coração acelerado pensando no meu correspondente secreto. Foram meses a fio... minha imaginação voava, como ele seria? Poderia acreditar na descrição feita ali na mesa? Seria adulto, já que estudava no 3º turno? Não me lembro exatamente como e por que paramos de nos corresponder. Será que ele quis me conhecer e fiquei com medo? Realmente não me lembro. Por que essa história resolveu sair do fundo da memória?
Observo as pessoas com seus celulares, olhos vidrados... então comecei a fantasiar que assim como eu esperava ansiosa pelo texto grafado na mesa, talvez as pessoas também tenham seus amores secretos e vivam a espera de um oi, um emoticon, uma música, uma foto.... são muitas possibilidades. Eu, em meus devaneios criativos, imaginei um amor à distância, talvez platônico, aquele casal que, protegido pela tela, fala coisas picantes atiçando a imaginação e os desejos. E tudo fica ecoando lá dentro, dali nascem os sonhos, poemas, desenhos, contos, canções... Existe um encantamento quando usamos a imaginação, transitamos entre verdades e anseios. Podemos ser “um fingidor” como nos diz Fernando Pessoas no clássico Autopsicografia, todavia prefiro usar a palavra “sentidor”. O escritor/poeta não finge, apenas sente com a imaginação. Sou uma sonhadora, uma “sentidora” e nenhuma modernidade vai tirar isso de mim.
(junho de 2021)
Flávia Joss (@flaviasjoss_) é escritora, professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa