Jornal Poiésis
Grão de bico com shiitake

Camilo Mota
Tem vezes que nos afastamos da cozinha por um tempo. Intervalo de criação. No silêncio são construídos os saberes. E quando menos se espera, eis um novo fluxo, um sabor que se insinua na mente e que se deseja conhecer, experimentar. Dessa vez fluiu assim: combinar espaços distintos, sabores diversos. E surgiu essa receita que é bem simples e que traz uma boa variedade de combinações. Para quem não gosta de missô, pode usar shoyu, ou massa de tomate. O importante e experenciar o encontro de tantos mundos em um só prato. Bom apetite.
Ingredientes
250g de grão de bico
20g de shiitake desidratado fatiado (você pode picar em pedaços menores para se misturar de forma mais bem distribuída quando incluir o grão de bico)
3 colheres de azeite
Meia cebola picada
1 tomate picado sem as sementes
1 colher de sobremesa de missô diluído em meio copo de água
Sal a gosto (se achar necessário)
Modo de preparo
Deixe o grão de bico de molho na água por 6 horas. Em seguida, retire a água que sobrou, lave os grãos e coloque em panela de pressão para cozinhar por cerca de 20 minutos. Numa panela, coloque o azeite e refogue por alguns instantes o shiitake, tomando o cuidado para não gostar demais. Acrescente a cebola, o tomate e o missô. Misture e acrescente o grão de bico cozido. Se achar necessário, inclua um pouco de sal.
Camilo Mota é editor do Jornal Poiésis, psicanalista, escritor, e piloto de fogão em momentos de criatividade.