- jornalpoiesis
Fotografia como denúncia de injustiça social
Atualizado: 13 de set. de 2021

A fotografia pode ser uma forma de manifestar um pensamento, até mesmo uma opinião, que fica materializado com o resultado do registro. É através de um olhar sensível que o fotógrafo Luíz Horácio Pinto Rodrigues dá vida ao seu livro Cicatrizes do abandono/Cicatrices de l’abandon, publicação bilíngue português-francês lançada pela editora InVerso.
O livro é composto por fotos de pessoas que moram nas ruas, cercadas pela paisagem urbana com que interagem, cenário de suas vidas e seu cotidiano. A ideia é refletir sobre como essas pessoas, mesmo abandonadas, vivendo uma situação de precariedade, ainda assim têm vontade de viver, e que há beleza nisso. O fotógrafo entende esse trabalho como uma forma de refletir sobre a condição dessas pessoas e de denunciar a situação sensível em que elas vivem, acreditando que o livro “assume a pretensão de ser um grito, mesmo que mudo, contra a banalidade da vida entre o negar e o não perceber, e, ciente da necessidade de uma ciência política descolonizada, ativa e próxima das populações necessitadas, assume o duplo papel de espelho e reflexão.”
O autor acredita ainda na potencialidade da fotografia como instrumento de justiça social, trazendo o belo em sua ampla diversidade e estimulando reflexões acerca da natureza humana e suas inúmeras questões.
O texto e as imagens que Luíz Horácio traz muitas vezes não são percebidos pela sociedade, pois as pessoas não os querem enxergar, nem a realidade apresentada. Cristina Jones, publisher da InVerso, acredita que “com este livro, mostrando a desigualdade impactante, apostamos na nossa maior missão como editora, que é ser um meio para a literatura agir como transformador positivo na vida das pessoas. E o fato de ser bilíngue amplia o potencial de entrega dessa mensagem”.
Sobre o autor:
Luíz Horácio Pinto Rodrigues, escritor, fotógrafo, natural de Quaraí-RS, brasileiro/uruguaio, viveu sua infância na cidade de Rosário do Sul-RS. Cicatrizes do Abandono é seu quarto trabalho publicado pela InVerso. Foi na cidade de sua infância que percebeu os primeiros moradores de rua e aprendeu a respeitá-los.
Sobre a editora:
A InVerso atua desde 2004, com o objetivo de oferecer ao público produções com qualidade gráfica e editorial dos mais diversos gêneros literários. Está presente nas principais livrarias do Brasil e realiza distribuição e divulgação na Europa, nos EUA e na América Latina. Com a missão de oferecer aos leitores uma experiência literária por meio de várias opções de títulos, a InVerso tem em sua essência, além da característica de identificar e lançar novos autores no mercado literário, o relacionamento de proximidade entre escritor, leitor e editora.
Serviço:
Obra: “Cicatrizes do abandono/Cicatrices de l’abandon”, de Luíz Horácio Pinto Rodrigues
ISBN: 978-65-89851-35-6
R$ 96,00
Lançamento on-line: dia 28/7, às 20h
Plataformas: Facebook e YouTube da editora InVerso