top of page
Buscar
  • jornalpoiesis

Entre linhas há poesia

Atualizado: 29 de mai. de 2022



Flávia Joss

“Entre linhas fui criada, cada ponto, um cuidado.

Cada ponto pregado era uma luta firmada.”

Mari Ventura


Certa vez minha mãe me disse que queria saber escrever poesia. Fiquei um pouco surpresa com tal confissão, não imaginava que ela guardava essa vontade. Ela não é uma mulher das letras, entretanto, é uma mulher das linhas.


Passei boa parte da infância e adolescência vendo minha mãe entre linhas, agulhas, botões e máquina de costura. Prática e habilidosa, transformava qualquer pano em peça de roupa. Nossa casa vivia cheia de fiapos pelo chão, vestígios dos dias infindáveis de trabalho. Lembro-me de vê-la à noite, tecido espalhado sobre a mesa, barulho de tesoura amolada, fita métrica pendurada no pescoço ou nas costas da cadeira. Concentrada, ali escrevia, sem saber, algum tipo de poesia, assim vejo com os olhos de hoje.


Sua inabilidade com a palavra escrita nunca foi um problema, ela sempre teve vozes nas mãos. Não apenas como costureira, mas também como exímia cozinheira. Na mistura dos temperos e ingredientes, faz da comida linguagem afetiva. Os aromas que inundam a casa são abraços, beijos, colo de mãe e avó. Talvez ela não saiba, porém seus poemas são bolos, pudins de maria-mole, saladas deliciosas, rocamboles e todas as delícias que faz.


Dela não herdei o talento para a culinária nem para o corte e costura, mas a força, e isso me basta. Ela continua sendo meu sol, minha poesia, verso livre com suas rimas internas e seu sorriso, meu farol.


(maio de 2022)


Flávia Joss (@flaviasjoss2_) é escritora, professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa


Foto: Marilia Castelli

88 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flipei?

bottom of page