top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Poiésis

Enegrecendo o olhar

Atualizado: 16 de nov. de 2020


Flávia Joss


Durante o mês de novembro resolvi dedicar parte das minhas postagens nas redes socais para dialogar e divulgar a literatura negra. A fim de sondar meus seguidores, abri uma enquete com duas perguntas: ‘Você sabe o que é Literatura Negra?’, ‘Você já leu livros de escritores negros?’ Não fiquei surpresa com o resultado. Quase ninguém sabia o que é literatura negra e poucos leram autores negros.


Talvez alguns tenham se perguntado “Por que diferenciar literatura e literatura negra?” Na minha época de escola as discussões sobre negritude, africanidade e racismo, praticamente inexistiam. Líamos as obras de Monteiro Lobato, que são incríveis e de imenso valor literário, sem questionar a imagem a nós apresentada sobre o povo negro. Quem não se lembra da querida Tia Nastácia, ingênua, simples, doce, serviçal sempre a postos quando os patrões precisavam? Como ela, o personagem Tio Barnabé, ambos sem família, sem história, sem identidade. E o Saci- Pererê? Sempre demonizado, com seu amplo repertório de maldade infantil, um claro exemplo do que não deveria ser seguido. Não éramos ensinados a questionar esses estereótipos.


Portanto, é através da literatura negra que as personagens e autores negros e negras recuperam sua integridade enquanto seres humanos, quebrando o elo do racismo institucionalizado aceito e enraizado na prática literária. Na produção da literatura negra o sujeito da escrita é o próprio negro. Sua subjetividade e ‘escrevivências’ (termo emprestado da escritora Conceição Evaristo) é que se tecem as narrativas e poemas de protagonismo negro.


Mesmo que a ancestralidade seja o elemento que permeia toda a literatura negra, é importante ressaltar que ela é diversa e polifônica. As experiências de ser negro são alternadas com a geografia, o espaço e o tempo. A nós, leitores, resta mergulhar no oceano imenso das literaturas, e em consonância com os novos tempos, alargar e enegrecer o olhar.


Flávia Joss é Professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa e Poesia Falada.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flipei?

bottom of page