top of page
Buscar
  • jornalpoiesis

Despadronizar é urgente

Atualizado: 20 de mar. de 2022




Flávia Joss

"Perder a confiança no corpo é perder a confiança em si mesmo."

Simone de Beauvoir


Tenho lido muitos textos escritos por mulheres cuja temática são as próprias mulheres em todas as suas formas e possibilidades. Há muito fala-se em empoderamento feminino, palavra que nem sempre gosto de usar por acreditar que seu sentido foi um pouco distorcido. Contudo, as leituras que tenho feito, têm me despertado para reflexões sobre a (des) padronização dos corpos femininos.


Tentando me refrescar do calor intenso nos dias de carnaval, fui à praia. Praia, sol, mar gélido e corpos femininos bronzeados. Muitos corpos. Passei a observá-los. O corpo é um templo e com o passar dos anos ele revela seus sinais, suas marcas, sua experiência... Voltei um pouco no tempo e revivi na memória minha adolescência neste espaço, hoje tão democrático. Naquela época era comum mulheres acima dos trinta, ou que já fossem mães, usarem maiôs. Uma ferramenta que cobria os corpos que, pelo efeito do tempo ou da maternidade, estivessem fora do padrão a ser exibido dentro dos biquínis.


O que me chamou a atenção nestes dias foi como as mulheres estão fazendo as pazes com seus corpos. Vi mulheres gordas, magras demais, velhas, jovens, enrugadas, saradas, com seus companheiros/ companheiras, sozinhas, com filhos ou sem, todas dentro de seus pequenos biquínis, sentindo-se lindas, livres e desejáveis. Até a minha mãe, aos 68 anos, ousou pela primeira vez colocar um biquíni hot pant e ficou linda. É claro que ela precisou de uma dose extra de encorajamento vindo de mim, da minha irmã e da minha filha. No começo ficou tentando se esconder dentro da canga, mas depois se soltou. É urgente despadronizar os corpos!


Quando falo em despadronização não estou dizendo que se a mulher que não se sente confortável com seu corpo não possa melhorar, mudar, ressignificar-se. Ela pode fazer o que quiser, desde que seja a sua vontade e não uma imposição de uma sociedade regida por padrões pré estabelecidos e quase sempre inatingíveis. Cuidados estéticos, cirurgias plásticas, dietas e afins existem para nos auxiliar, melhorar nossa autoestima, não para nos escravizar. Que todos os corpos femininos caibam neste mundo!


Flávia Joss (@flaviasjoss_) é escritora, professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa

81 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flipei?

bottom of page