Jornal Poiésis
CORONA, VEGANISMO, SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA
Atualizado: 8 de mar. de 2021

Giovana Lizana*
Acho que um dos maiores erros do veganismo enquanto movimento é não se inserir nas lutas por segurança alimentar e soberania alimentar.
Porque daí as pessoas acham que veganismo é uma pauta burguesa "que não tem nada a ver com elas", porém O CORONAVÍRUS É UMA DOENÇA DE ORIGEM ANIMAL, ZOONÓTICA.
E aí quem come carne fica meio bugado de "e agora"
E quem é vegano fica "viu, vocês ficam comendo bicho"
Mas não é só comer bicho, né.
A maior parte da história da humanidade comeu-se animais. O QUE MUDOU (pra pior, claro) É O *AGRONEGÓCIO*, o SISTEMA AGROALIMENTAR baseado em: monocultura, fertilizantes químicos, transgênicos, agrotóxicos, exportação de commodities sendo priorizada sobre a produção de alimentos (sabia que anos atrás aí o Brasil estava IMPORTANDO FEIJÃO da China?), concentração fundiária, invasão dos habitats de espécies silvestres, enfim.
Veganismo não é rolê, veganismo não é lifestyle, veganismo deve ser política séria, anticapitalista, interseccional. Quero arrancar meus olhos quando vejo vegano criticando MST porque eles criam animais. Sim, até aí geralmente 98% do seu círculo social é composto por onívoros que você chama de meu bem, mas o problema é o MST, né? O maior produtor de arroz orgânico da América Latina?
A PRODUÇÃO AGRÍCOLA É TEMA DE INTERESSE DE TODAS AS PESSOAS. Porque todos comemos. E porque mesmo quem come carne está comendo um herbívoro (vaca) ou onívoro (porco) que come VEGETAIS. Quais vegetais? Se for produção agroecológica, produzidos na propriedade mesmo, sem veneno. Se for produção convencional, dáááa-lhe soja e milho transgênico.
E, além de todos comermos, todos vivemos nesse planeta, o que significa que uma agricultura convencional polui a água que você vai beber, a água que o peixe que você come vai nadar, o leite que você vai amamentar seus filhos: Pesquisa em Lucas do Rio Verde encontrou 100% de amostras de leite materno com contaminação por agrotóxico.
A estação Águas Emendadas fica aqui em Planaltina, DF. Ela é uma das mais importantes da América do Sul, e "o que dá origem ao seu nome é um singular e importante fenômeno natural em que, de uma mesma vereda, vertem águas para duas grandes bacias hidrográficas (Rio Maranhão, que deságua no Rio Tocantins; e São Bartolomeu, que flui para a Bacia do Rio Paraná)."
Ou seja, se chegar num ponto apocalíptico de destruição do cerrado (que já foi 50% assassinado, ecocidado) que afete as Águas emendadas, o Rio Prata será afetado, pois ele é alimentado pelo Paraná. Nessa, além do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina serão afetados.
Então afirmar que tudo está conectado e dizer que o cerrado é o berço das águas não é coisa de hippie: é só você olhar um mapa hidrográfico.
Eu afirmo sem pestanejar e embaso isso: sem uma transformação radical da agricultura convencional para a transição agroecológica (e mesmo se isso acontecer, o estrago já é enorme), TEREMOS mais pandemias e epidemias nos próximos anos. Em quantos eu já não sei precisar, mas virão. Infelizmente eu não tenho dúvida disso.
REFERÊNCIAS
1. OMS conclui que o coronavírus é de origem animal e indica que não surgiu no mercado de Wuhan
2. Como infecções como as do coronavírus passam de animais para pessoas?
3. Gases e vírus: os riscos do degelo se aproximam
4. Agrotóxicos: Atlas do envenenamento alimentar no Brasil
5. Agrotóxicos, depressão e dívidas criam ‘bomba-relógio’ de suicídios no RS
6. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37491144
6. O que significam as mudanças sobre agrotóxico no país? Ouça podcast
7. Bem estar animal e o meio ambiente (podcast do meu curso <3 )
8. https://anchor.fm/chacomagroecologia/episodes/Bem-estar-animal-e-o-meio-ambiente-ehgid2
8. Resíduos de agrotóxicos estão presentes até no leite materno
9. OS RURALISTAS, A ESQUERDA BRASILEIRA, O ECO-LIBERALISMO E A AMAZÔNIA
10. https://voyager1.net/politica/amazonia-em-risco/
10. "Ditadura selou aliança entre latifúndio e burguesia industrial", afirma professora
11. Sobre o papel da exploração animal no colonialismo
12. http://www.papacapim.org/2020/09/09/sobre-o-papel-da-exploracao-animal-no-colonialismo/
12. Alimentos versus população: está ressurgindo o fantasma
13. malthusiano?
13. A segurança e a soberania alimentares: conceitos e possibilidades de combate à fome no Brasil
14. https://journals.openedition.org/configuracoes/8626
14. Os incentivos fiscais aos agrotóxicos como política contrária à saúde e ao meio ambiente
15. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2020001005013&tlng=pt
15. Águas Emendadas é reconhecida internacionalmente por fazer conexão entre água, cultura e patrimônio