- jornalpoiesis
Como nascem os poemas

Flávia Joss
Como nasce um poema? Participei de uma live/ sarau e surgiu o questionamento sobre inspiração poética e achei muito interessante a fala dos poetas presentes. Muitos ainda acreditam que a inspiração é uma força transcendental que se apossa do escritor. Penso um pouco diferente.
Lendo o livro da Lya Luft, sim, já citei a escritora em outras crônicas, pude constatar que assim como eu, ela percebe a inspiração de outra forma, totalmente possível e talvez mais plausível “A chamada inspiração, palavra tão polêmica e questionável, é o movimento que nos leva a produzir alguma coisa. No meu caso, repito, está tudo lá dentro, no fundo das águas da mente, ou da alma, aqui a semântica não importa.” Nossas vivências literárias e artísticas, o cotidiano em sua simplicidade, a vida em suas complexidades, vão depositando em nós material para nossos devaneios líricos. Fica tudo ali guardadinho esperando para nascer.
Tenho pensado que as pessoas confundem a técnica da escrita poética ou falta dela com a inspiração... Vou compartilhar uma experiência pessoal para ilustrar o que acabei de escrever. Na outra semana, enquanto conversava com um amigo-poeta, uma fala dele foi centelha e imediatamente o poema Permito-me nasceu. Parto natural. E embora aconteça, não é sempre assim. Alguns poemas tem um parto doloroso e são quase puxados a fórceps. Precisei escrever um soneto, gênero poético de forma fixa, quatro estrofes, dois quartetos e dois tercetos, metrificado em versos decassílabos. Eu queria escrever sobre o tempo. O tema estava dentro de mim, mas eu precisava dominar a técnica. Fiquei uma manhã inteira escrevendo, experimentando, escolhendo a melhor palavra. Foi bastante trabalhoso, porém o poema nasceu, um belo bebê, Soneto do tempo.
A origem etimológica da palavra poesia está no grego como poíesis, o que indica a ideia de criar ou fazer. Poema é sentimento e razão, sem brigas, só comunhão. Ele é corpo pensado que abriga a poesia sentida.
Os dois poemas citados na crônica pode ser lidos em minha página do Instagram @flaviasjoss_
(julho 2021)
Flávia Joss (@flaviasjoss_) é escritora, professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa