Jornal Poiésis
Comércio de Araruama abre em sistema de rodízio

Foto: Camilo Mota
Desde a semana passada, o comércio no município de Araruama voltou a funcionar parcialmente e em sistema de rodízio. A medida foi tomada pela Prefeitura Municipal, que alega eficiência no combate ao Covid-19 e o risco de falência de empresas.
De acordo com o decreto municipal, os estabelecimentos que serão autorizados devem atender apenas 2 clientes por vez dentro de suas dependências, e tanto funcionários quanto clientes devem fazer uso de máscaras de proteção. As empresas também devem organizar o público dentro e fora de suas dependências mantendo a distância de 1 metro entre as pessoas em caso de filas.
Confira como fica o sistema de rodízio do comércio em Araruama até o dia 30 de abril, quando será avaliado o resultado da medida de afrouxamento do isolamento social.
Segundas, quartas e sextas-feiras funcionarão papelarias, lojas de utilidades, óticas, relojoarias, armarinhos, lojas de cama, mesa e banho, lojas de tecidos, de utensílios, vendas de veículos e concessionárias, lojas de cosméticos, higiene pessoal e congêneres.
Terças, quintas e sábados deverão funcionar apenas salões de beleza, barbearias, estética em geral, lojas de eletrodomésticos, lojas de departamentos, móveis, roupas, calçados e congêneres.
Bares continuam proibidos de funcionar bem como segue vetada as aglomerações.
Já os profissionais de educação física deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura,Turismo, Esporte e Lazer para que possam exercer suas atividades somente ao ar livre, na orla do centro da cidade, com no máximo 2 clientes por profissional, respeitando o espaço de 15 metros de distância entre cada profissional, que também deverão fornecer álcool 70 em gel para seus clientes, usando também máscaras de proteção.