- jornalpoiesis
Casada com a língua portuguesa, amante da literatura

Flávia Joss
No dia 21 de maio comera-se o dia dos profissionais de Letras e hoje, ao receber as mensagens dos amigos, fui tomada por uma suave nostalgia. Desempoeirei as memórias com cuidado para que elas não se quebrassem.
Decidi entrar para curso de Letras quando cursava o Ensino Médio, isso faz é tempo. Eu, que já gostava muito de ler e tinha um viés meio poético, fui arrebatada pela literatura. Lembro-me das aulas da professora Alair, ela era tão pequena, mas tinha um vigor imenso quando o assunto era literatura. Nos anos que se seguiram com os outros professores, também pude desfrutar das delícias dos textos literários.
Autopsicografia, de Fernando Pessoa, foi-me apresentado juntamente com as relações intertextuais. Meu professor escreveu um poema que dizia que o poeta é um “sentidor”, ao invés de um “fingidor”, como propõe o poeta. Achei fantástico! Fui inspirada por aqueles que me precederam e continuo sendo com aqueles que estão a minha volta.
Não luto com as palavras, como disse Drummond, convivo com elas. Elas são uma extensão de quem sou, às vezes elas somem, é verdade... damos um tempo para que depois elas me reencontrem. Temos um caso de amor, entendo até os seus silêncios. E que liberdade elas me dão permitindo que eu as invente, as toque, as afague, transforme-as em tantos textos. Todos os dias posso me quintanear, machadear, adeliar, caetanear, drummondear, marinear, claricear, manoelar, conceiçanear, elisear, yonarear.... eu poderia escrever um parágrafo inteiro só com neologismos , contudo resolvi parar por aqui.
Agradeço aos poetas/escritores que passaram e passam pela minha vida, gente eternizada em seus livros e em minhas leituras. Talvez, algum dia, as pessoas inspiradas no que escrevo, também possam se flaviar.
Maio, 2021.
¹Usei como título da crônica a frase da escritora e professora Yonara Costa.
Flávia Joss (@flaviasjoss_) é escritora, professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa