top of page
Buscar
  • jornalpoiesis

Capitanias hereditárias em encontro virtual





O Museu Republicano de Itu, a Unifesp e a PUC/SP vão realizar entre os dias 23 e 25 de novembro um encontro virtual entre pesquisadores dedicados ao estudo das antigas capitanias de São Paulo e São Vicente para discutir temas como: história indígena, cultura escrita, família e domesticidade, negros livres e escravizados, religiosidades, cartografia, fronteiras e território, entre outros assuntos.


A I Jornada de Estudos "São Paulo colonial em perspectiva" é organizada pela Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, docente do Museu Paulista e supervisora do Museu Republicano de Itu, e pelos professores Alberto Luiz Schneider (PUC/USP) e José Carlos Vilardaga (UNIFESP). A participação do público é gratuita. A programação completa e a ficha de inscrição estão disponíveis no site criado especialmente para o evento.


O prazo de inscrição termina no domingo, dia 21. Os inscritos receberão os links de acesso à programação às vésperas do evento, por e-mail. Para dúvidas ou mais informações, os interessados podem enviar mensagens para: spcolonialemperspectiva@gmail.com


História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.


É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.


Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page