Jornal Poiésis
Campanha Internacional Pelos Bahá’ís do Irã

Lamentavelmente, a perseguição à comunidade bahá’í iraniana continua avançando e dentre os casos mais recentes que tem sido objeto de grande preocupação está a situação dos bahá’ís da aldeia de Ivel, localizada na província de Mazandaran. Esses bahá’ís são trabalhadores de baixa renda, vivendo da agricultura familiar, cujas gerações se encontram naquela região há cerca de 160 anos. Infelizmente, ao longo desse período, suas terras e propriedades vêm sendo alvos de ataques em razão da perseguição.
No final de 2020, o poder judiciário iraniano, por meio de decisões judiciais sem qualquer embasamento legal, puramente por discriminação religiosa, determinou ser ilegal a posse das terras pertencentes aos bahá’ís de Ivel e ordenou que fossem vendidas e redistribuídas para os cidadãos locais. De fato, a prática do confisco de bens e propriedades de bahá’ís iranianos têm se tornado uma ação cada vez mais frequente por parte do governo Iraniano. Em 22 de novembro de 2020, mais de 100 agentes governamentais invadiram lojas e casas de bahá’ís em sete cidades do país exigindo que entregassem as escrituras de suas propriedades, sem qualquer justificativa. Ou seja, tais casos apresentam-se coordenados e sinalizam que o Irã tem adotado um novo padrão de ataque à comunidade com vistas a empobrecer e inviabilizar o desenvolvimento dos bahá’ís.
Face tamanha injustiça, a fim de trazer à tona a gravidade da situação dos bahá’ís de Ivel, pressionar o governo iraniano e anular, imediatamente, as decisões judiciais prolatadas em desfavor daqueles bahá’ís, a comunidade bahá’í do Brasil, juntamente com outros países, está engajada em uma campanha internacional coordenada pela Comunidade Internacional Bahá’í.
No Brasil, a campanha iniciou no dia 1 de fevereiro e estender-se-á até o início de março. Serão divulgados pronunciamentos e declarações em vídeo, cartas e notas de parlamentares, juristas, representantes religiosos e da sociedade civil, em favor dos bahá’ís de Ivel, através do instagram @emdefesa.aosbahais e do twitter @defesaaosbahais. Convidamos toda a comunidade nacional a se engajar fortemente na campanha! Para que possamos defender e apoiar nossos irmãos e irmãs do berço da Fé, solicitamos que os amigos sigam essas contas, e republiquem nos seus stories no instagram e retuitem os tweets dos pronunciamentos.
Para mais detalhes, confira o relatório especial sobre o caso publicado no site nacional: https://www.bahai.org.br/post/relat%C3%B3rio-especial-confisco-de-terras-e-desalojamento-em-massa-de-bah%C3%A1-%C3%ADs-no-ir%C3%A3