top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Poiésis

Avenida Paulista 130 Anos



Francisco Pontes de Miranda Ferreira*


Avenida alegoria de São Paulo - palco das mais importantes manifestações da cultura paulistana. A Avenida representa a história do desenvolvimento tecnológico dos séculos XX e XXI. Demonstra a dinâmica da sociedade paulista:

- População de diversas origens;

- Permanente renovação da paisagem;

- Indústria e comércio: do café à internet;

- Arquitetura eclética e diversa: monumental, modernista e pós-moderna;

- Dinheiro e negócios: dos barões do café às grandes corporações;

- Arte e rebeldia: das tradições aos grafites;

- Velocidade e contemplação: da maria-fumaça ao metrô.


Avenida Paulista – para ser visualizada e sentida do topo de um prédio monumental, do alto de uma roda-gigante, de bicicleta ou a pé, de carro antigo, charrete, trem, ônibus e até metrô.


A poética da Paulicéia Desvairada é um autorretrato da Avenida Paulista. Paulicéia é a paixão de Mário de Andrade e de todos os paulistas por sua metrópole. Do imaginário ao desapego, da verdade cruel à hipocrisia, do concreto e do trabalho duro ao imprevisível e abstrato, da utopia à ironia, do sujeito ao objeto. Paulicéia Desvairada é, enfim, a paisagem urbana com todas suas contradições, formas e alegorias presentes na Avenida Paulista. O espetáculo e a dureza da vida pública cosmopolita se constrói na Paulista. Por tudo isso, merecemos comemorar este símbolo de São Paulo que junto com todos nós vence uma pandemia de vírus, de modernidade e de urbanidade. Arte, tecnologia, entretenimento para celebrar uma Avenida que homenageia o povo de São Paulo.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page