top of page
Buscar
  • jornalpoiesis

Arroz integral torrado




Camilo Mota


O arroz integral é alimento versátil e que nos convida a sermos criativos. Há muitas maneiras de ser preparado, desde a simplicidade de um cozimento na panela de pressão, até algumas variações de uso após o cozimento, como sua transformação em bolinhos, por exemplo. Um jeito bem interessante de preparo é fazê-lo torrado, o que dá um realce especial no sabor. Vamos à receita.


Ingredientes

Uma xícara de arroz integral (agulhinha, vermelho ou cateto)

Meia colher de sopa de sal

Uma colher de sobremesa de páprica defumada

Uma colher de sobremesa de manjerona ou outra erva de seu agrado.

1 litro de água


Modo de preparo

Coloque a água para ferver e reserve.


Numa panela, com o fogo baixo, coloque o arroz cru e mexa de maneira contínua com uma colher pau. Não é preciso colocar óleo. Apenas o arroz diretamente na panela. Mexa calmamente de modo a que os grãos possam ir torrando por igual. Você vai notar que os grãos irão escurecendo pouco a pouco. Esse processo deve levar em torno de 10 minutos.

Quando sentir que os grãos já estão bem torradinhos, mas não muito, para não queimar e não estourar feito pipoca, derrame aos poucos, devagar, a água fervida. Não coloque toda a água de uma vez porque levanta a fervura e pode derramar no fogão ou mesmo causar algum acidente com queimadura. Vá colocando a água aos poucos até perceber que a fervura está normal.


Acrescente o sal, a páprica e a manjerona.


Tampe a panela e deixe cozinha no fogo baixo, atento ao cozimento. Quando a água estiver quase secando, experimente para confirmar se está cozido. Se necessário, acrescente mais um pouco de água (pode ser fria) apenas para completar o cozimento.


Camilo Mota é editor do Jornal Poiésis, psicanalista e terapeuta holístico, cozinha por amor, simplesmente.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page