- jornalpoiesis
Amor imortal

Flávia Joss
Somos todos partes de uma história de amor imortal¹
(Ana Maria Machado)
Escrever sobre o amor nunca foi uma tarefa fácil para mim, mas por estarmos no mês dos namorados, fiz uma série de posts no meu perfil do Instagram sobre esse tema lírico, secular e que nunca sai de moda. Gosto de concordar com Drummond quando ele diz que “Amor foge a dicionários e a regulamentos vários”, apenas escrevi as possíveis formas de viver e sentir o amor.
Busquei e revisitei muitos textos que abordavam a temática e numa dessas releituras caí nos braços do livro Para sempre Amor e Tempo, de Ana Maria Machado. O livro narra as histórias de amor que atravessaram as gerações de uma família, trazendo à tona uma reflexão sobre a eternidade deste sentimento. Releitura feita, mente pulsando...
Ah, o amor! Que sentimento é esse que tantos já tentaram explicar? Poetas de todas as épocas, tentam em vão entender o que foi feito apenas para sentir e escolher...Sim, acredito que amor também é escolha. Para Drummond, não há razões para amar alguém, se ama porque se ama e pronto! Já Vinícius, dizia que deve ser eterno enquanto durar... Mário Quintana eternizou que o amor é mais breve que a vida. O que dizer dos românticos, que o idealizavam ao extremo? Seria um sonho ter um amor eterno que seja também uma paixão duradoura? Qual a disposição dos amantes em nutrir, cuidar e renovar a paixão? É possível um amor durar para sempre? As respostas para essas reflexões não estão em nenhum manual de instrução, serão construídas por você, leitor, a partir de suas visões sobre o mundo. Cada um que lute!
Ultrapassado ou pós moderno, não há nada que se escreva sobre o amor que alguém já não tenha dito. Penso, hoje, que ele pode fazer com que dois seres diferentes, porém dispostos, se tornem aliados, amantes apaixonados, amigos incondicionais e a assim construírem uma farta provisão de amor para quando o tempo passar, a velhice chegar, a carne amortecer, o tesão desgastar e por baixo dos edredons restarem apenas o aconchego dos pés.
(junho 2021)
¹ Ana Maria Machado, Para Sempre Amor e Tempo.
Flávia Joss (@flaviasjoss_) é escritora, professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa