top of page
Buscar
  • jornalpoiesis

A reflexão crítica de Bachelard



Francisco Pontes de Miranda Ferreira


Na epistemologia de Bachelard o objeto científico é construído e convive com dois polos complementares: empirista e racionalista, que junto provocam uma dinâmica. Assim, Bachelard enfrentou o imobilismo e causou o surgimento de uma nova epistemologia, influenciada pela teoria da relatividade e pela física quântica. Defendeu, portanto, a formação de um novo espírito científico em que o objeto é construído ao longo do ato de conhecer.


Senso comum e ciência passaram a ser descontínuos e cabe então à própria epistemologia estar sempre refletindo sobre a ciência. Bachelard assim enfrentou o positivismo com a construção de esquemas racionais mais abstratos e o questionamento ao progresso contínuo. Ao contrário do positivismo, Bachelard aponta para o objeto relacional e não absoluto. Fato que desenvolve uma dialética entre a razão e a experiência e o vetor epistemológico não parte de um real estático e sim em movimento constante, em contínua reflexão. Rompe-se, portanto, com o empirismo em que a ciência recria o real e também não se limita às observações e leis. A razão, por sua vez, precisa estar sempre se reorganizando num processo descontínuo e não em um acúmulo de conhecimento. Para tudo isso, necessitamos vencer os obstáculos epistemológicos que bloqueiam novas ideias e representam o imobilismo. O primeiro passo para combatermos os obstáculos epistemológicos é reconhecermos a sua existência e construirmos um processo reflexivo e crítico contínuo (LIMA e MARINELLI, 2011).


Referência

LIMA, M. A. M. e MARINELLI, M. A epistemologia de Geston Bachelard: uma ruptura com os filósofos do imobilismo in Revista de Ciências Humanas Vol. 45. Florianópolis, 2011.


Francisco Pontes de Miranda Ferreira é Jornalista (PUC Rio) e Geógrafo (UFRJ) com mestrado em Sociologia e Antropologia (UFRJ), pós graduação em História da Arte (PUC Rio), pós-graduação em Desenvolvimento Territorial da UERJ Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do conselho editorial do Jornal Poiésis..

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page