top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Poiésis

A desigualdade mora ao lado


Flávia Joss

Toda vez que coloco os pés na estrada a contemplação me acompanha durante o percurso. Estou em Natal, RN, um lugar de incríveis belezas naturais. Sol intenso, vento cantante, praias de águas transparentes e mornas, areia finíssima, falésias, um céu sempre azul. Porém, no entorno de tanta beleza habita a mais brutal desigualdade.

Os casebres em ruínas, as construções abandonadas, o lixo espalhado pelas ruas, homens e mulheres de pele tostada, os cactos, os coqueiros, as dunas, o turismo, os buggys, as fotografias ... tudo convivendo em total desarmonia.

No meu primeiro dia na cidade do sol, enquanto bebia uma água de coco, muitos trabalhadores ambulantes defendiam seu sustento até que um deles me abordou, era um menino de 11 anos. Esmirrado, pele bronzeada pelo excesso de sol, tinha uma mochila nas costas e fibra de coqueiro nas mãos.

_ Posso lhe mostrar o meu trabalho? - Perguntou educadamente. Mediante minha resposta afirmativa me questionou quanto ao objeto que faria, dentre os quais citou uma estrela cadente. Enquanto habilidosamente transformava a fibra em arte conversamos um pouco. Disse que em 2020 não estudou direito e que estava “atrasado”, sua idade não era compatível com a série que cursava. A arte produzida era também seu ganha pão. Comprei a estrela e ele seguiu com seus passos firmes na areia ... ele se distanciava, eu o acompanhava com os olhos nas pegadas e o coração ardendo. Imaginei sua casa, sua família, a labuta diária sob o sol escaldante abrandada apenas pelo ar que dança e ameniza o calor dos dias. Teria ele sonhos? A estrela cadente seria um sinal de esperança? Estaria ele antenado? Coronavírus, pandemia? Pensa sobre a vacina?

_ Garoto, faça um pedido! – Pensei em dizer quando ele me entregou a estrela. Desisti... A barriga que ronca tem anseios mais palpáveis...

Quem me dera que as vagas do mar e o encanto do ocaso apagassem das paisagens brasileiras tamanha desigualdade.

Janeiro, 2021.


*Flávia Joss é Professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Gêneros textuais e Interação. Possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Arte& Espiritualidade, Escrita Criativa e Poesia Falada.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flipei?

bottom of page